Escolha uma Página

O Segredo para Criar um Negócio bem Sucedido na Fotografia

por | out 7, 2015 | 2 Comentários

Não, não é através de alguma fórmula mágica ou pacotes de programa de marketing milagroso super caros.

Esses actions artisticos e vintage do photoshop que você ama? Também não vão te levar até o sucesso. Na verdade você provavelmente irá  enterrá-los em um ano ou dois. Confie em mim. Assim como essa camisa “incrível” que você comprou um tempo atrás, e era tão bonita na época, mas está muito fora de moda hoje em dia.

O que você precisa para garantir que seu negócio seja um sucesso não pode ser comprado em loja alguma. E eu tenho certeza que você já possui o que precisa, você, seguramente, poderá fazer isso.

Você consegue adivinhar o que são essas coisas?

Tempo, perseverança, vontade de crescer e flexibilidade

Eu sei, agora você está decepcionado, certo?

Esses quatro elementos não são tão atraentes e glamourosos. Na verdade, eles são, francamente, bem chatos.

Mas a menos que você tenha um numero maluco de seguidores (e eu estou falando de milhares de pessoas que já acreditam que você é incrível) você provavelmente irá precisar desses quatro elementos para conseguir o sucesso em seu negócio.

Tempo

Tornar-se bem sucedido requer tempo. Eu aposto dizer que se você estiver trabalhando em um emprego em tempo integral, ao tentar fazer o seu negócio em fotografia crescer, você levará cerca de 4 a 5 anos para chegar ao ponto onde você pode considerar o seu negócio realmente bem sucedido.

Mesmo que você já esteja trabalhando só com fotografia e não tenha outro emprego, levará algum tempo para que sua base de clientes seja suficientemente grande para ter indicações constantes. As indicações é uma das formas mais importantes para conseguir novos negócios, e você está apenas começando.

A maioria dos fotógrafos “rockstar” que surgem em um ano ou dois, ou já tinham um grande número de seguidores dedicados, conheciam a pessoa certa para indicar um monte de jobs para eles, ou tiveram algum outro acontecimento de sorte com eles que simplesmente não pode ser recriado.

Se você comparar o seu progresso com o deles, você vai se sentir constantemente desanimado e como um fracassado.

Seu negócio de fotografia vai levar tempo para crescer. Seja paciente.

Perseverança

Tem uma tonelada de trabalho para executar em um negócio de fotografia. Muitas pessoas subestimam a enorme quantidade de tempo que você levará atrás de uma tela de computador fazendo edição, respondendo e-mails, orçamentos, contabilidade, para manter um negócio de fotografia de sucesso.

Você vai ter altos e baixos muitas vezes, alguns dias você só vai querer jogar a toalha, mas se você quiser ser um fotógrafo bem sucedido você tem que seguir em frente. Manter um negócio é trabalho duro.

Vontade de crescer

Você terá que continuar a crescer como artista e como empreendedor ao longo de sua carreira. Se esforce sempre para melhorar o seu trabalho. Faça workshops, fotografe com outros fotógrafos que você admira, e trabalhe em projetos pessoais.

Fotógrafos que estão abertos à aprendizagem terão uma chance muito maior de sucesso do que aqueles que não sem importam com isso.

Flexibilidade

Você tem que ficar atento para onde o mercado está indo. Hoje eu sinto que existe uma enorme divisão entre os novos fotógrafos autodidatas e os fotógrafos tradicionais, da velha escola, que não conseguem enxergar além de como as coisas costumavam ser feitas no passado (e não vêem importância na atualização do site que lançaram por volta em 1998).

Os fotógrafos mais bem sucedidos são aqueles que vêem a mudança das marés e estudam como eles podem transformar esta mudança em uma vantagem competitiva para seus negócios. Estar disposto a ter flexibilidade no seu modelo de negócio será vital para a sua longevidade.

Isso tudo soa a trabalho duro!

E é. Mas ainda não é incrivelmente fascinante (a menos que você considere passar o dia inteiro de pijama editando fotos glamouroso).

No entanto, é incrivelmente significativo. Você esta capturando os melhores momentos das vidas de seus clientes e dando-lhes uma forma de revivê-las um pouquinho de cada vez toda vez que ver o seu trabalho. Isso é um presente que poucas pessoas podem dar.

Não é um caminho fácil, mas é gratificante. Vá em frente, mas vá sabendo que não vai ser rápido nem fácil.

Você pode fazer isso.

Agora vá lá e faça.